Pesquisar neste blog

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

LIBERTANDO-SE DA ANSIEDADE



Libertando-se da Ansiedade


Texto base: Lc 12.22-34

E disse aos seus discípulos: Portanto vos digo: Não estejais apreensivos pela vossa vida, sobre o que comereis; nem pelo corpo, sobre o que vestireis.
Mais é a vida do que o sustento, e o corpo mais do que o vestido.
Considerai os corvos, que nem semeiam, nem segam, nem têm despensa nem celeiro, e Deus os alimenta; quanto mais valeis vós do que as aves?
E qual de vós, sendo solícito, pode acrescentar um côvado à sua estatura?
Pois, se nem ainda podeis as coisas mínimas, por que estais ansiosos pelas outras?
Considerai os lírios, como eles crescem; não trabalham, nem fiam; e digo-vos que nem ainda Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como um deles.
E, se Deus assim veste a erva, que hoje está no campo, e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós, homens de pouca fé?
Não pergunteis, pois, que haveis de comer, ou que haveis de beber, e não andeis inquietos.
Porque as gentes do mundo buscam todas essas coisas; mas vosso Pai sabe que precisais delas.
Buscai, antes, o reino de Deus, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
Não temas, ó pequeno rebanho, porque a vosso Pai agradou dar-vos o reino.
Vendei o que tendes, e dai esmolas. Fazei, para vós, bolsas que não se envelheçam, tesouro nos céus que nunca acabe, aonde não chega ladrão e a traça não rói.
Porque, onde estiver o vosso tesouro, ali estará, também, o vosso coração

Introdução
Durante a sua viagem da Galileia para Jerusalém (Lc. 9.51-19.44), o Senhor Jesus apresentou aos seus discípulos e ao povo grandes ensinamentos, dentre eles, este, relatado na referência acima, por certo, percebendo a ansiedade de seus discípulos, em não saberem o que iria acontecer durante aquela viagem, Jesus passa-lhes a ensinar algo sobre a ansiedade, e é sobre este assunto que gostaria de expor algumas verdades bíblicas que podem trazer a cura para você, nobre leitor. 


Causas
A ansiedade é um estado psicológico carregado de apreensão e incertezas e está intimamente vinculada à forma como interpretamos as situações da vida, podendo provocar agonia, aflição, impaciência, inquietação e etc. Portanto, qualquer coisa que cause apreensão e incertezas, pode levar uma pessoa a ansiedade, como por exemplo, a espera de um resultado de exame, problemas financeiros, até mesmo um simples toque numa campainha são motivos para causar ansiedade. 

Os discípulos estavam ansiosos e apreensivos sobre o que haveriam de comer e vestir, ou seja, do seu sustento. Atualmente vivemos em uma sociedade globalizada, onde nunca corremos tanto, sempre ouvimos pessoas dizerem que o tempo está curto, nunca temos tempo para fazer tudo que planejamos no dia-a-dia. Assim, em face dessa vida frenética, a ansiedade vem invadindo a vida de milhares de pessoas e causando danos em todas as áreas da vida.

Os males da ansiedade
Especialistas nesta área, afirmam que a ansiedade é o pior de todos os males psicológicos, consideram-na como o "gatilho" para deflagrar outras enfermidades psicossomáticas, ou seja, doenças que afetam a saúde física e mental, gastrite, úlceras, colites, taquicardia, hipertensão, cefaleia, alergias e até depressão profunda, são alguns exemplos de doenças causadas pela ansiedade, sendo ainda responsável pelo surgimento de doenças psiconeurológicas e psicooncológicas. 


Além dos males causados na vida física e emocional como por exemplos, nos relacionamentos interpessoais, conjugais e sexuais, a ansiedade causa danos a nossa vida espiritual, conforme podemos ver em Lc 12.28, abala a nossa fé, causando dúvida e insegurança diante das situações do dia-a-dia, mas não podemos perder o foco, que o Deus que nós servimos é Provedor e poderoso para nos abençoar em tudo. 

Outro dano causado à nossa vida espiritual é o que Cristo falou na parábola do Semeador, a ansiedade sufoca a Palavra (Mc 4.19), sufocando a Palavra, o servo de Deus fica infrutífero no Reino de Deus, ao invés de proclamar o Evangelho de Cristo e meditar na Palavra, ele passa a murmurar e perder o amor pela Palavra de Deus, que é o alimento para os nosso ossos e luz para o nosso caminho. 

Onde deve estar nossa ansiedade?
Graças a Deus, que pela sua infinita benevolência manifestou a sua Graça na pessoa do seu Filho Amado, O qual nos trouxe uma boa notícia, a saber, a cura de todos os males, a libertação completa de qualquer opressão maligna, seja ela em qualquer esfera de nossas vidas, dentre ela nos apresentou a cura para a ansiedade, louvado seja Deus!. 

Neste momento você pode ser livre da ansiedade se lançá-la aos pés da Cruz de Cristo, conforme escrito em I Pe 5.7 "Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós". O nosso Senhor Jesus te convida a lançar sobre Ele toda sua ansiedade, entregue a Ele neste momento todas as sua preocupações e apreensões, confie no cuidado do Senhor par sua vida. Em outro momento, o Senhor nos convida a nos aproximarmos dele, com todas as nossa fraquezas, perturbações, ansiedades, com todo peso que nos sobrevêm e nos oferece descanso (Mt. 11.28). Ele quer tirar de seus ombros, todo peso, quer libertar a sua mente de toda ansiedade, tudo o que tem te incomodado até aqui, entregue ao Senhor Jesus e confie no milagre de Deus para sua vida. 

Conclusão
Em face desse mal que afeta tantas pessoas, podemos refutá-lo com o poder do nome do Senhor Jesus e confiar na sua Palavra que é viva e tem o poder de limpar a nossa mente de todo mal (Jo 15.3). Confie no Senhor Jesus, só Ele tem poder para te abençoar e te curar de todo mal. 

"Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.
Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.
Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve". Mt. 11.28-30.    

Um abraço, 
Que Deus te abençoe ricamente. 

Alan Fabiano

Nenhum comentário:

Postar um comentário